Olá, pessoal!
Nosso Curso Livre sobre Albert Camus terá inicio em novembro, especificamente nas quintas das 20h até 20h40 e seguirá até dezembro com reuniões mensais. Dessa maneira, estruturamos o curso livre com 8 aulas distribuídas desse modo:
AULA 1 - O bairro pobre: Como teremos relação com a biografia do autor, aqui estruturaremos o bairro pobre de Belcourt e os primeiros anos da vida de Camus, o surgimento da vocação de escritor e seus primeiros escritos.
AULA 2 - filosofia e literatura: Aprofundamos aqui as questões relacionadas aos primeiros escritos, e os primeiros contatos filosóficos, o desenvolvimento e a relação com a filosofia e a literatura.
AULA 3 - jornalismo: O que destacamos aqui da relação de Camus com o jornalismo? Primeiro como ferramenta de denúncia, mas também ferramenta para informar o povo atividades das mais variadas, incluindo a artística.
AULA 4 - absurdo: Quando Albert Camus trava um diálogo com o absurdo pela primeira vez? Quando seus romances e seu ensaio trazem a palavra e a sensação? Os primeiros passos em relação ao absurdo que fará com que o autor escreva 'O Estrangeiro', 'O Mito de Sísifo' e 'Calígula seguido de O Mal Entendido'
AULA 5 - política: Entre seus textos de editorial, Albert Camus no pós-guerra falará intensamente sobre política. A bomba atômica e a relação dualista entre o comunismo soviético e o liberalismo estadunidense.
AULA 6 - revolta: Com o final da segunda guerra mundial e começo da guerra fria, uma nova atitude e posicionamento são necessários contra o absurdo, a análise de Camus muda completamente quando antes na negação, partirá agora para a afirmação, o colega Camus querido por todos, tornar-se-á persona non grata. Revolte-se!
AULA 7 - pausa: Depois de uma desastrosa cadeia de eventos, ostracismo e esquecido pelo seu posicionamento diante de 'O Homem Revoltado', Camus faz uma pausa, retorna aos seus textos antigos e escreve para um jornal, passa algumas dificuldades, mas este hiato será necessário para o que vem depois.
AULA 8 - ascensão e queda: O retorno de Camus é triunfal. Depois de anos sem ter o nome citado e até esquecido por boa parte do mundo literário e filosófico, Albert Camus retorna como o grande escritor de sua geração, ganhando o prêmio Nobel de Literatura de 1957. Nesse período escreve também 'A Queda' e inicia o seu romance 'O Primeiro Homem', também é o momento mais crítico de sua vida em relação a sua posição na guerra da independência argelina. Sua morte será no ano de 1960, em um acidente de carro.
Comentários
Postar um comentário